quarta-feira, 22 de junho de 2011

Amor X Desamor

O ser humano busca continuamente ser feliz.  Existem várias fontes de satisfação e bem estar que geram a felicidade nas pessoas. Seja como for, apesar do que quer que conquiste, o ser humano busca e deseja, realmente, o Amor; almeja a sensação de ser amado e ser especial por quem sente que lhe é especial. 


Ter Amor na vida é estar de bem e satisfeito consigo mesmo; é viver num nível de bem estar emocional harmonioso. O desamor é justamente o contrário: é estar de mal e insatisfeito consigo mesmo; é viver num constante mal estar e desconforto emocional. E, por incrível que pareça, um dos sintomas do desamor é amar demais o outro.

O amor demais por alguém é fruto do amor de menos por si próprio. E amor de menos por si é desamor por si. É o sintoma de uma baixa auto-estima.


O desamor gera comportamento emocional voraz, existindo dentro de si como que um buraco negro de carência. E então, quando finalmente tem a oportunidade de se relacionar, jogam-se de cabeça sem medir as conseqüências de seus atos, estando extremamente sensibilizadas com a possibilidade de relacionar-se. E novamente decepcionam-se. 

Quando temos verdadeiramente o Amor em nossas vidas os problemas são (em maior ou menor grau) facilmente resolvíveis, pois estamos sob a égide do Amor por nós. Porque Amor e Amar são sinônimos de bem estar emocional, harmonia e felicidade!

Maria Aparecida, psicóloga e psicoterapeuta.

2 comentários:

  1. É bem o que eu estou precisando ouvir viu?!

    Ta faltando amor próprio e orgulho viu?!
    enfim,

    gostei do texto...

    ResponderExcluir
  2. é melhor optar pelo amor, não é? sempre o melhor caminho :D

    ;****

    ResponderExcluir

Todas as perguntas serão respondidos e visitas retribuidas.
obrigadah pelo comentário, eles me ajudam a prosseguir.
**